BEBIDAS ALCOÓLICAS FALSIFICADAS – UMA REALIDADE QUE CRESCE A CADA DIA

A falsificação de bebidas alcoólicas é um problema que está crescendo em todo o Brasil. Constantemente são publicadas notícias policiais sobre desmantelamentos de quadrilhas especializadas neste tipo de crime. Essas bebidas são preparadas em laboratórios, destilarias e fábricas clandestinas por todo o país, contudo muitas vezes essas bebidas são produzidas no exterior e acabam indo parar em estabelecimentos brasileiros. Neste comércio ilegal e perigoso, marcas famosas de vodcas e uísques são os principais alvos das falsificações.

Os falsificadores empregam vários truques e medidas sórdidas para produzir, envasar e vender bebidas falsas em diferentes locais. Esses bandidos montam fábricas para produzir ou adulterar bebidas geralmente em ambientes com péssimas condições de higiene e, para o envasamento, reutilizam garrafas mantendo os rótulos das mesmas e ainda falsificam e adulteram os lacres e selos de autenticidade.

A logística de venda desses produtos também é bem elaborada pelos criminosos. Essas bebidas ilegais geralmente são distribuídas a preços bem mais baixos aos vendedores informais, porém, surpreendentemente, muitas vezes esses produtos são incluídos em estabelecimentos mais conceituados como bares de regiões boêmias, hotéis, restaurantes, supermercados, etc., onde são vendidos a preços altos, equiparados aos das bebidas originais. Este artifício dos falsários torna ainda mais difícil a verificação da autenticidade dos produtos.

É muito preocupante também o fato de que essas bebidas alcoólicas, em muitos casos, estão sendo falsificadas em um nível no qual tornou-se um desafio para os fabricantes e consumidores identificarem os produtos reais. Afinal, essas bebidas muitas vezes são envasadas em embalagens muito próximas ou até mesmo iguais as originais.

As bebidas alcoólicas originais produzidas de forma correta passam por rigoroso controle de qualidade e diferentes verificações. Essas bebidas são feitas com etanol em uma proporção controlada para o consumo humano. Entretanto, as bebidas falsas não tem este controle. Elas possuem aditivos prejudiciais, além de conterem outros adulterantes que são prejudiciais ao consumidor. As bebidas falsificadas podem conter substâncias como iodo, álcool etílico e metanol, fabricadas sem qualquer padrão de qualidade ou critério de higiene e armazenadas em locais impróprios. Os criminosos ainda preparam estas bebidas de péssima qualidade usando essências e substâncias similares às marcas originais para confundir ainda mais o paladar do consumidor.

Um estudo recente realizado pelo CEBRID – Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, da Unifesp, apontou a presença de altas doses de metanol em bebidas falsificadas coletadas de vendedores informais. Essas bebidas produzidas de forma ilegal podem causar diversos danos à saúde como vômitos, dores abdominais, tontura, sonolência ou, em casos específicos, causar até a morte do consumidor. O metanol, por exemplo, usado para fabricação de vodcas falsificadas, pode causar cegueira permanente.

 

A PRIMI TECNOLOGIA DISPONIBILIZA AS MELHORES SOLUÇÕES PARA AUTENTICIDADE E RASTREABILIDADE SEGURA NO MERCADO DE BEBIDAS

Sabemos que o setor de bebidas é um dos maiores do mundo, pois representa a maior parte dos produtos consumidos diariamente. Devido a tantas notícias de falsificações de bebidas pelo país, que também pode ser considerado um problema de saúde pública, os consumidores estão exigindo transparência total.

As soluções que a Primi Tecnologia tem a oferecer para a Indústria de bebidas tem como objetivo facilitar o gerenciamento de informações do lote, datas de fabricação e validade, garantindo a segurança destes dados de forma a combater a pirataria, falsificação e adulteração dos produtos.

A Primi tem a disposição dos fabricantes de bebidas um selo de autenticidade único, de altíssima segurança que proporciona conectividade, autenticidade e inviolabilidade. É um selo de segurança formidável, utilizado para combater a violação e também para proteger a marca da empresa. Além disso, garante ao consumidor a autenticidade da bebida.

Este selo produzido com técnicas de última geração e tecnologia de ponta contem itens de segurança singulares, somente disponíveis em Casas da Moeda e empresas de confecção de documentos de altíssima segurança fiduciária. Cada produto é identificado como sendo único, assim como uma impressão digital ou um DNA. Com esta complexidade técnica, toda e qualquer tentativa de clonagem, adulteração ou violação se torna inviável para os falsários.

Esta inovação tecnológica produzida pela Primi ainda proporciona autenticidade por imagem oculta variável. Os profissionais do setor e os consumidores em geral podem facilmente validar a origem do produto por uma simples foto de smartphone.

Desta forma, a Primi Tecnologia proporciona fortalecimento, autonomia e segurança ao consumidor, agregando confiabilidade aos seus produtos e sua marca, combatendo a pirataria de forma eficiente.

A Primi já se consolidou no mercado com o desenvolvimento e a produção dos incomparáveis selos e lacres do Inmetro, elementos que já garantem total segurança no mercado de extintores de incêndio, cronotacógrafos e GNV – Gás Natural Veicular, entre vários outros.

Na Primi Tecnologia, nos dedicamos a atender às suas necessidades ao implementar uma tecnologia de autentificação e rastreabilidade de última geração, que permite legitimar e acompanhar a trajetória de seu produto e, ao mesmo tempo, proteger a sua marca ofertando aos seus consumidores a garantia de que estão comprando bebidas legítimas. 

Nós da Primi Tecnologia estamos a disposição para desenvolver soluções confiáveis de proteção para seu produto e elevar a sua marca.

Entre em contato conosco: www.selointeligentemedicamentos.com.br

No Comments

Post A Comment